top of page

Modalidades de Apresentação de Trabalho

 

COMUNICAÇÃO ORAL

 

A Comunicação Oral é uma modalidade de trabalho acadêmico na qual o(s) pesquisador(es) ou a(s) pesquisadora(s) expõe(m)/discute(m) os aspectos principais de um estudo realizado, tais como CONTEXTO DE PESQUISA, QUESTÃO DE PESQUISA, OBJETIVO(S), JUSTIFICATIVA(S), BASES TEÓRICAS, METODOLOGIA, RESULTADOS/ANÁLISES e PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES (conclusões – finais ou parciais), em 15 (vinte) minutos. Após a apresentação, são disponibilizados mais 10 (dez) minutos para o debate com o público. Assim, esse tipo de trabalho se sustenta na “exposição/discussão” de ideias, de modo a garantir à(o) “ouvinte” a compreensão da pesquisa/reflexão realizada; não é, portanto, a simples leitura de slides. As comunicações orais são organizadas por temáticas e têm um(a) professor(a)-coordenador(a) mediando as apresentações e o debate. 

 

Quem pode apresentar Comunicação Oral?

Estudantes de cursos de graduação, graduado(a)s, especialistas, mestres, doutores/doutoras, profissionais/técnicos

 

PÔSTER

 

O Pôster é uma modalidade de trabalho acadêmico na qual o(s) pesquisador(es) ou a(s) pesquisadora(s) expõe(m) em formato de pôster os aspectos principais de um estudo realizado, tais como CONTEXTO DE PESQUISA, QUESTÃO DE PESQUISA, OBJETIVO(S), JUSTIFICATIVA(S), BASES TEÓRICAS, METODOLOGIA, RESULTADOS/ANÁLISES e PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES (conclusões – finais ou parciais). Assim, esse tipo de trabalho se sustenta na “exposição/discussão” de ideias, de modo a garantir à(o) “ouvinte” a compreensão da pesquisa/reflexão realizada. Os pôsteres serão dispostos no hall do Campus do Sertão e nos corredores das duas alas administrativas, ficando expostos pelo período de 2 horas.  

 

Quem pode expor/apresentar Pôster?

Estudantes de cursos de graduação, graduado(a)s, especialistas, mestres, doutores/doutoras, profissionais/técnicos.

 

 

OFICINA

 

O Oficina é uma modalidade de trabalho acadêmico na qual o(a)s proponente(s) se propõe(m) a fazer aprender acerca de uma temática a partir da realização, em grupo, de uma atividade. Nessa atividade, é preciso que estejam claros os seguintes tópicos: TEMA, OBJETIVO(S), ATIVIDADE, RECURSOS/MATERIAIS, METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO e PROCESSO AVALIATIVO. Assim, esse tipo de trabalho se sustenta na provocação a respeito de uma temática, de modo a garantir à(o)s participantes o desenvolvimento de uma atividade, culminando em uma produção, em grupo. Espera-se que a(o)s participantes avaliem o desenvolvimento da atividade e a construção do produto. A oficina terá duração de 4 horas.

 

Quem pode expor/apresentar Oficina?

Estudantes de cursos de graduação, graduado(a)s, especialistas, mestres, doutores/doutoras, profissionais/técnicos.

 

MINICURSO

 

O minicurso é uma modalidade de trabalho acadêmico na qual o(s) pesquisador(es) ou a(s) pesquisadora(s) discute(m)/expõe um TÓPICO ESPECÍFICO de uma área de conhecimento (assunto, problemática), dando a oportunidade à(o)s ouvintes de aprenderem sobre o aspecto discutido. Espera-se que a reflexão seja TEÓRICO-PRÁTICA, relacionando à exposição-discussão uma ATIVIDADE. O minicurso terá duração de 4 horas.

 

Quem pode ministrar um minicurso?

Docentes dos cursos do Campus do Sertão como proponente principal

Estudantes de graduação tendo como proponente principal um(a) docente do Campus do Sertão

Observação:
 

Se o(a) participante pretende inscrever mais de um trabalho, solicitamos que observe o horário de cada modalidade, para não se inscrever em modalidades que acontecerão no mesmo horário. 
Solicitamos também que observe a orientação para a produção do resumo. 

Se decidir pela submissão de dois trabalhos (na mesma modalidade ou em modalidades diferentes), solicitamos que o envio dos resumos seja no mesmo arquivo word, enviado no formulário de inscrição

 

 

 

.

bottom of page